Postagens populares

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Perigo dos aditivos químicos.

Há muito, cientistas de várias partes do mundo estudam os possíveis efeitos negativos dos aditivos usados em nossos alimentos. Alguns deles, são efetivamente nocivos a nossa saúde, mas, estranhamente continuam sendo utilizados em larga escala principalmente nos países do terceiro mundo. Vamos ver o que dizem algumas pesquisas sobre alguns dos mais usados:

Corante caramelo

Existem 2 tipos - Estudos mostraram que a alimentação com ambos levaram a formação de depósitos de pigmentos linfáticos mesentéricos. Estudos com ratos durante 90 dias mostraram: distensão do ceco, linfocitopenia( diminuição de um tipo de célula do sangue responsável por nossas defesas), redução do peso corporal e no número de eritrócitos( células vermelhas do sangue que transportam oxigênio). Um comitê de peritos concluiu que no caso do caramelo obtido pelo processo com sulfito de amônio, há necessidade de um estudo sobre sua capacidade de gerar câncer e mal formações fetais e especial atenção com relação a medula óssea e a capacidade de defesa. Usado principalmente em: aguardentes, balas e produtos similares, biscoitos e similares, cervejas, condimentos (vinagre), geléias, licores, pós para cobertura de bolos, pós para mingaus, pós para pudins, pós para sorvetes, sopas, caldos concentrados, refrescos e refrigerantes. Sem limites segundo a Legislação Brasileira

Glutamato Monossódico

Usado a centenas de anos. Os Chineses usavam uma planta marinha e os Japoneses fatias de certo peixe seco. Ikeda, químico japonês em 1908, identificou o princípio ativo (monoglutamato de sódio) da alga laminária japôni. É manufaturado industrialmente através de hidrólise de trigo, resíduos de açúcar de beterraba. Em 1962 começou a ser produzido sinteticamente no Japão a partir da acrilonitrila. Atualmente a empresa Ajinomoto produz 80% do MGS do mundo.
Em 1968 - denúncias sobre efeitos adversos: ardor e sensação de pressão na face, dores no peito, problemas digestivos. Em 1969, Olney, da Washington University Scholl of Medicine, St Louis, Missouri, publicou relatório sobre experiências com camundongos - Injeções subcutâneas de MGS induzia a necroses de áreas do agudas em algumas regiões do cérebro, incluindo o hipotálamo.

Então os quimicos a evitar são:

Aspartame :é um adoçante encontrado em produtos light como iogurtes, pastilhas sem açucar tipo trident, cola light ou zero, sumos tang,gelatinas light,canderel, por vezes so aparece a palavra fenilalanina etc.(ler nos rotulos para verificar)

Glutamato: aparece nos rotulos como intensificador de sabor, glutamato monossodico,extracto de malte,proteina hidrolizada e mais alguns.
Este aditivo aparece em muitos produtos, mas onde é mais obvio é nos caldos Knorr, no pão tipo panrico, algumas polpas de tomate, barras de cereais, alguns cereais matinais, algumas bolachas,iogurtes com aromas artificiais,etc
No fundo é lerem os rotulos para terem a certeza

O segredo é comer as comidas simples, sem serem pre feitas. Por exemplo, se comerem pão prefiram os tipos mafra, sem aditivos nem os "Es". Os iogurtes prefiram os naturais e adicionem voces fruta natural, por vezes os aromas sao glutamato para lhes intensificar o sabor. Em vez de polpa de tomate façam mesmo um refogado com tomate cortado .

Ao principio vai vos parecer complicado porque parece que tudo tem estes quimicos, mas quando começarem a comer coisas simples, sem grandes temperos artificiais e outros aditivos vão ver que até é bastante simples. Usem so temperos naturais como ervas tipo salsa,coentros,alho,etc 





Lluciane nascimento da silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário