Postagens populares

segunda-feira, 31 de outubro de 2011


PLOBLEMAS CAUSADOS PELOS ADITIVOS 
Basta uma rápida refeição e centenas de aditivos químicos são ingeridos: substâncias capazes de conservar e melhorar as qualidades dos alimentos.

Alguns dos principais problemas causados pelos aditivos: 
1. Aromatizantes 
Trabalhos científicos têm demonstrado que o Glutamato monossódico produz reações farmacológicas, possui risco tóxico a longo prazo e que produz danos cerebrais a animais recém-nascidos. 
2. Corantes 
Declaração do comitê misto FAO/OMS: "Com relação aos corantes alimentares em geral, deve-se insistir em adquirir conhecimentos do metabolismo, pois que muitos dos tais compostos por sua natureza química tendem a originar produtos de decomposição potencialmente tóxicos, seja por ação de microrganismos ou por transformações metabólicas no organismo".
Estudos desenvolvidos têm demonstrado que os corantes estão diretamente relacionados com a hiperatividade em crianças.
3. Conservantes 
Embora tido como inofensivo mesmo em grandes quantidades, sabe-se que o uso do ácido benzóico produz irritação da mucosa digestiva e seus metabólitos urinários. O ácido hipúrico e o ácido benzoilglicurônico produzem irritação das células que revestem a bexiga, estando ligados possivelmente à formação de tumores vesicais. O nitrito de sódio ou de potássio, usado para conservar e conferir a bela cor vermelha das carnes, é outro produto sob suspeita: pode reagir com aminas, substâncias encontradas naturalmente nos alimentos, e formar nitrosaminas, comprovadamente cancerígenas.
4. Antioxidantes 
Geralmente causam danos à saúde, mesmo abaixo das "doses diárias permitidas", pois interferem no metabolismo como um todo. Produzem aumento de cálculos renais, ação tóxica sobre o fígado, reações alérgicas, descalcificação e redução da absorção do ferro.
Estes são alguns exemplos de efeitos tóxicos causados pela ingestão inadequada de alimentos. Freqüentemente, estudos demonstram problemas em aditivos anteriormente considerados inócuos. Outro fator agravante é que não se coloca nos rótulos a quantidade de aditivos adicionada, nem a quantidade tolerada pelo homem.
Manter a saúde em bom estado é um desafio que se renova a cada dia, com muitos caminhos para se alcançar o mesmo objetivo. É quase impossível não ser atingido pelos males da evolução científica, contudo, manter-se informado e analisar todas as coisas é um caminho para fugir de certos riscos.
fonte:  Renata tavares da silva